Breve história

A SIBO - Segunda Igreja Batista de Osasco foi organizada em 20.12.1952.  Estamos caminhando para nosso aniversário de 70 anos de organização!

A existência desta igreja é resultante da visão missionária da Primeira Igreja Batista de São Paulo, que com amor, obediência a grande comissão  e muita persistência, deslocava-se da capital semanalmente para pregar o evangelho no populoso bairro do Piratininga. Os galardões daqueles irmãos certamente estão assegurados.

O princípio foi muito difícil, com muitos sacrifícios, mas uma obra desbravadora. As gerações passadas aceitaram o desafio, se dedicaram, se esforçaram, trabalharam e muito contribuíram para que a obra fosse realizada, e assim, hoje, podemos contemplar com grande satisfação o crescimento, o desenvolvimento, e o que a SIBO tem contribuído na formação do trabalho em Osasco e regiões adjacentes, semeando a Palavra de Deus.

O primeiro pastor e membro fundador da SIBO foi o pastor Emídio José Pinheiro. Os pastores que o sucederam e que por aqui passaram deixando suas marcas no ministério são os seguintes:  Walter de Paula Soares (1953 até 1957); Aroldo Refrow (interinamente em fevereiro de 1958);Jafet Fontes (Março de 1958 até setembro de 1967); Augusto Vitorino (Interinamente de outubro de 1967 a fevereiro de 1968); Esmael Ferreira Pinto (Março de 1968 até agosto de 1976); Paulo Volc (Interinamente de setembro de 1976 até fevereiro de 1977); Firmino Schif (Março de 1977 até dezembro de 1981); Jair Ferreira Sampaio (Janeiro de 1982 até dezembro de 1985); Gracie Allen Steele (Março de 1986 até maio de 1987); Claudio Ferreira da Silva (Maio 1987 até o ano de 1992); Firmino Schif (de 1993 até 1995) ; Genivaldo Pereira dos Santos (1995 até 2000).

Desde 09 de setembro de 2000, a SIBO tem como seu pastor titular o irmão Antônio Henrique Sabino dos Santos, que tem desempenhado um abençoado ministério, ao lado da sua esposa Elisabete A. Sabino dos Santos.

Em 09 de novembro de 2008, a SIBO consagrou e empossou o irmão Jair Rodrigues de Sousa, como pastor adjunto, que juntamente com sua esposa, Lucilene Liborio de Sousa, desempenha um ministério relevante e abençoador. 

Em 21 dezembro de 2008, a SIBO consagrou o irmão Lucas de Oliveira Cavalcante, que atua como líder do ministério com jovens, ao lado da sua esposa Bárbara Martinez Cavalcante. Ambos estão desenvolvendo um ministério que tem agregado muito à obra desta igreja.

No dia 17 de outubro de 2010, a SIBO também consagrou o irmão David Pedro, que atuou como líder da Congregação Batista em Portal D’Oeste II, enquanto aquela congregação esteve sob nossos cuidados. O pr. David Pedro realizou um abençoado ministério tendo ao seu lado a sua esposa Ivette Yndo Pedro.

No ano de 2011 a SIBO também ordenou ao ministério pastoral, o irmão Celso de Azevedo e oportunamente organizou a Congregação Batista em Helena Maria,  sendo o pastor Celso empossado como titular da novel igreja, cujo nome passou a ser Igreja Batista Betel de Osasco. O Pastor Celso juntamente com a sua esposa, a irmã Eunice de Azevedo, desenvolvem um ministério muito abençoado e promissor. 

Em 06 de setembro de 1965 a SIBO  já havia organizado a Terceira Igreja Evangélica Batista de Osasco. 

Durante todos esses anos foram consagrados muitos irmãos ao ministério diaconal. Em 17.08.1957 foram consagrados os irmãos Basílio Cará e Abel Alves da Silva. Em 23.12.1961 foram consagrados os irmãos Petronilio Aureliano da Silva e José Ferreira de Sousa. Em 25.03.1967 foram consagrados os irmãos Abílio Ribeiro Antunes e Hermenegildo Antonio Moreira (in memorian). Em 20.12.1975 são consagrados os irmãos Antonio da Silva Alves (in memorian) e o irmão Samuel Sanches Martinez (in memorian). Em 13.09.1987 foram separados para o ministério diaconal os irmãos Agostinho Alves Nogueira (in memorian), Silvandino de Azevedo (in memorian), Benvinda Pereira (in memorian) e Anízia Pereira (in memorian). No período de 2000 até 2020, foram consagrados muitos irmãos ao diaconato: Joaquim Campos Ferreira, José Maria da Silva; Sérgio Lopes de Brito; Sebastião Lopes de Brito Júnior; Nilvande Próspero da Gama; André Oliveira; Márcio da Silva Santos; Daniel de Albuquerque Gato; José Nagy; Rodrigo de Azevedo; Jeferson Fernandes Moreira; José Naidio Mangueira Araújo; José Nagy; O quadro de diáconos em exercício atualmente é composto pelos seguintes irmãos: Daniel de Albuquerque Gato (presidente do corpo diaconal); Nilvande Próspero da Gama; Márcio da Silva Santos;  José Naidio Mangueira Araújo; José Nagy; Rodrigo de Azevedo; Jeferson Fernandes Moreira.

Aos queridos obreiros a nossa sincera gratidão, a nossa homenagem e a certeza de que o seu trabalho tem uma recompensa.

Oportunamente, deixamos também registrada a nossa gratidão e homenagem aos pioneiros “leigos”,  que fizeram o trabalho com muita dedicação e amor, sem disporem de tantas ferramentas como hoje. Pessoas consagradas, dispostas ao sacrifício, Homens e mulheres muito dedicados, pois tudo era difícil na realização da obra. 

A SIBO atua na obra missionária, trabalhando para divulgar o Evangelho de Jesus Cristo em seu bairro, o Jd. Piratininga, e em regiões adjacentes, através do seu ministério SIBO nos Lares, SIBO pela VIDA, e dos seus Núcleos de Estudos e Discipulado, A SIBO realiza viagens missionárias em diversos estados do território brasileiro e também em outros países, tais como Angola, Iraque, Haiti, Moçambique. Além disso, adotou e tem apoiado o trabalho de alguns missionários, também coopera com as obras assistenciais da Cristolândia, Casa Rosa (Instituições que atuam na recuperação de pessoas toxicodependentes), auxilia o trabalho do Lar Batista de Crianças (Unidade II), e o Lar Batista de Avós.

Ainda há muita coisa a ser feita no cumprimento da ordem do SENHOR. Cristo confiou à sua igreja a missão de levar ao mundo a sua mensagem salvadora, e nós, os crentes, precisamos entender que Cristo deseja a nossa cooperação para a salvação dos perdidos, tendo consciência disto, seguimos obedecendo.

Sabemos que os resultados alcançados até aqui não são nossos, a Deus toda honra, glória e louvor, pois Ele disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15. 5c).

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.