
Breve história
A SIBO - Segunda Igreja Batista de Osasco foi organizada em 20.12.1952. Servimos ao SENHOR a mais de 70 anos!
A existência desta igreja é resultante da visão missionária da Primeira Igreja Batista de São Paulo, que com amor, obediência a grande comissão e muita persistência, deslocava-se da capital semanalmente para pregar o evangelho no populoso bairro do Piratininga. Os galardões daqueles irmãos certamente estão assegurados.
O princípio foi muito difícil, com muitos sacrifícios, mas uma obra desbravadora. As gerações passadas aceitaram o desafio, se dedicaram, se esforçaram, trabalharam e muito contribuíram para que a obra fosse realizada, e assim, hoje, podemos contemplar com grande satisfação o crescimento, o desenvolvimento, e o que a SIBO tem contribuído na formação do trabalho em Osasco e regiões adjacentes, semeando a Palavra de Deus.
Os membros fundadores, conforme consta na Ata de nº 1 de 20 de dezembro de 1952, com carta demissória da Primeira Igreja Batista de São Paulo foram: Walter de Paula Soares, Maria de Paula Soares, Josefa Mendes Soares, Agripino José dos Santos, Hermenegildo Moreira, Rosa Moreira, Ana Rosa Moreira, Adalberto Moreira, José Pereira Lima, Zulmira Monteiro de Lima, Abel Alves da Silva, Júlia Muniz da Silva, Belarmino Muniz da Silva, Florentina Muniz da Silva, Raymundo Nascimento, Helena Muniz Nascimento, Basílio Cará, Maria Cará, Noemia de Carvalho, Nadir Carvalho, Maria José de Oliveira, Santa de Oliveira, Francisca de Lima Conceição, Rubens José de Oliveira, Angelino José de Oliveira, Amancia Rodrigues, José Antonio, Adélia de Carvalho. E, com carta demissória da Primeira Igreja batista Russa de São Paulo: Pedro Teacenco e Liuba Teacenco. Com carta demissória da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte: Demétriu Elenciuc.
O primeiro pastor e membro fundador da SIBO foi o pastor Emídio José Pinheiro. Os pastores que o sucederam e que por aqui passaram deixando suas marcas no ministério foram os seguintes: Walter de Paula Soares (1953-1957); Aroldo Refrow (interinamente em fevereiro de 1958);Jafet Fontes (1958-1967); Augusto Vitorino (1967-1968); Esmael Ferreira Pinto (1968-1976); Paulo Volc (1976-1977); Firmino Schif (1977-1981); Jair Ferreira Sampaio (1982-1985); Gracie Allen Steele (1986-1987); Cláudio Ferreira da Silva (1987-1992); Firmino Schif (1993-1995) ; Genivaldo Pereira dos Santos (1995-2000).
Desde 09/09/2000, a SIBO consagrou e empossou como seu pastor titular o irmão Antônio Henrique Sabino dos Santos, que tem desempenhado um abençoado ministério, ao lado da sua esposa Elisabete A. Sabino dos Santos.
Em 09/11/2008, a SIBO ordenou o irmão Jair Rodrigues de Sousa, como pastor adjunto, que juntamente com sua esposa, Lucilene Liborio de Sousa, tem desempenhado um ministério relevante e abençoador.
Em 21/12/2008, a SIBO consagrou o irmão Lucas de Oliveira Cavalcante, que atuou como líder do ministério com jovens ao lado da sua esposa Bárbara Martinez Cavalcante. Ambos desempenharam um ministério que muito agregou à obra desta igreja.
No dia 17/10/2010, a SIBO também ordenou o irmão David Pedro, que atuou como líder da Congregação Batista em Portal D’Oeste II, enquanto aquela congregação esteve sob nossos cuidados. O pr. David Pedro realizou um abençoado ministério tendo ao seu lado a sua esposa Ivette Yndo Pedro.
No ano de 2011 a SIBO também ordenou ao ministério pastoral, o irmão Celso de Azevedo e oportunamente organizou a Congregação Batista em Helena Maria, sendo o pastor Celso empossado como titular da novel igreja, cujo nome passou a ser Igreja Batista Betel de Osasco. O Pastor Celso juntamente com a sua esposa, a irmã Eunice de Azevedo, tem exercido um ministério muito abençoado e promissor.
Em 06/09/1965 a SIBO já havia organizado a Terceira Igreja Evangélica Batista de Osasco.
Durante todos esses anos foram consagrados muitos irmãos ao ministério diaconal. Em 17.08.1957 foram consagrados os irmãos Basílio Cará e Abel Alves da Silva. Em 23.12.1961 foram consagrados os irmãos Petronilio Aureliano da Silva e José Ferreira de Sousa. Em 25.03.1967 foram consagrados os irmãos Abílio Ribeiro Antunes e Hermenegildo Antonio Moreira (in memorian). Em 20.12.1975 foram consagrados os irmãos Antonio da Silva Alves (in memorian) e o irmão Samuel Sanches Martinez (in memorian). Em 13.09.1987 foram separados para o ministério diaconal os irmãos Agostinho Alves Nogueira (in memorian), Silvandino de Azevedo (in memorian), Benvinda Pereira (in memorian) e Anízia Pereira (in memorian). No período de 2000 até 2024, foram consagrados muitos irmãos ao diaconato: Joaquim Campos Ferreira, José Maria da Silva; Sérgio Lopes de Brito, Sebastião Lopes de Brito Júnior, Nilvande Próspero da Gama, André Oliveira, Márcio da Silva Santos, Daniel de Albuquerque Gato, Rodrigo de Azevedo, Jeferson Fernandes Moreira, José Naidio Mangueira Araújo, José Nagy. O quadro de diáconos em exercício atualmente é composto pelos seguintes irmãos: Daniel de Albuquerque Gato (presidente do corpo diaconal), Nilvande Próspero da Gama, Márcio da Silva Santos, José Naidio Mangueira Araújo, José Nagy, Rodrigo de Azevedo, João Lopes Machado, Ivam de Santana, Aldinan Pereira Santos e Jeferson Aparecido dos Santos.
Aos queridos obreiros (pastores e diáconos) a nossa sincera gratidão, a nossa homenagem e a certeza de que o seu trabalho tem uma recompensa. Oportunamente, deixamos também registrada a nossa gratidão e homenagem aos pioneiros “leigos”, que fizeram o trabalho com muita dedicação e amor, sem disporem de tantas ferramentas como hoje. Pessoas consagradas, dispostas ao sacrifício, Homens e mulheres muito dedicados, pois tudo era difícil na realização da obra.
A SIBO atua na obra missionária, trabalhando para divulgar o Evangelho de Jesus Cristo em seu bairro, o Jd. Piratininga, e em regiões adjacentes, através dos seus ministérios, SIBO pela VIDA, SIBO Ministério esportivo, e dos seus Núcleos de Estudos e Discipulado (SIBO nos Lares). A SIBO realiza viagens missionárias em diversos estados do território brasileiro e também em outros países da África e Oriente Médio. Além disso, adotou e tem apoiado o trabalho de alguns missionários, também coopera com as obras assistenciais da Cristolândia, Casa Rosa (Instituições que atuam na recuperação de pessoas toxicodependentes), auxilia o trabalho do Lar Batista de Crianças (Unidade II), e o Lar Batista de Avós.
Ainda há muita coisa a ser feita no cumprimento da ordem do SENHOR. Cristo confiou à sua igreja a missão de levar ao mundo a sua mensagem salvadora, e nós, os crentes, precisamos entender que Cristo deseja a nossa cooperação para a salvação dos perdidos, tendo consciência disto, seguimos obedecendo.
Sabemos que os resultados alcançados até aqui não são nossos, a Deus toda honra, glória e louvor, pois Ele disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15. 5c).




